NÃO FIQUE DE FORA

De repente, uma grande repreensão cai sobre Davi. Não era resultante de nada de mal que ele pudesse ter feito. Nenhum pecado lhe podia ser imputado. Mas Saul fica, repentinamente, com ciúmes da unção que está em Davi, e tenta destruir aquela Unção. Então, Davi foge para viver sua vida no deserto. Jônatas não vai junto. Ele fica na casa de Saul. Ele ainda ama Davi. Ele sabe que Davi tem Unção e a verdadeira mensagem de Deus, mas ele não está pronto para deixar a casa de Saul, nem para quebrar todas as ligações familiares e suportar a repreensão que Davi está suportando.
   Quantos se acham representados aqui! Eles amam a Unção e a verdadeira mensagem do Reino, e estão dispostos a fazer qualquer sacrifício, orar, jejuar, caminhar e doar… só para ter a Unção; menos deixar a velha ordem. Quando chega a hora, eles dizem não ver a necessidade de se fazer isto. Não é coragem que está faltando. Eles têm coragem e um grande amor para Deus. Como Jônatas, eles estão cheios de muitas e boas qualidades, mas não podem ouvir a trombeta dizendo “Sai dela, povo meu”. Eles mal podem entender por que os “Davis” têm que passar seu tempo no “deserto” com aquela pequena turma de descontentes, quando eles poderiam estar fazendo mais: pregando para grandes multidões, ganhando mais almas para Jesus, e se assentando à mesa de Saul. Eles simplesmente não podem ver uma razão para a separação. Se Davi tivesse seguido em frente com a aprovação do sistema e tivesse feito alguma proeza desesperada contra um inimigo poderoso, então Jônatas não teria vacilado nem um minuto.
   Mas o que Davi está fazendo? Nada. Apenas se instalou lá fora, numa caverna localizada em algum lugar, ou se escondeu nos bosques com sua pequena turma de quatrocentos homens. Agora, pensando bem, quatrocentos pode parecer uma grande Igreja para alguns destes pregadores “Movidos por Deus” que mal podem se lembrar quando tiveram mais de cinqüenta para os quais pregar. Mas comparando com as centenas de milhares que Saul podia ajuntar apenas soprando uma trombeta, era uma multidão minúscula.
Depois Davi, retirando-se  desse lugar, escapou  para a caverna  de  Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos  os  endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele  se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. (1 Samuel 22:1-2)
   Onde Jônatas está? Nos fundos da casa de Saul, provavelmente sentado em algum lugar e desejando saber o que está acontecendo com o Ungido de Deus nesta noite, talvez imaginando que ele poderia estar lá  ouvindo Davi cantar alguns dos salmos que Deus lhe inspira através do Espírito. Ele assiste aos banquetes de Saul, mas eles são coisas mortas, secas, cheios de reuniões de negócios, reuniões de comitê, programas, farsas promocionais, manobras políticas, muita discussão e espíritos maus pairando ao redor. Mesmo assim, ele ainda não parece querer se apartar. Talvez você pense que ele pode fazer mais por Davi ficando no palácio de Saul. Amigos, acreditem, Deus cuidará de Davi. Mas ele precisa de Jônatas lá fora no deserto com ele. Ele está treinando um exército, formando os líderes e heróis do futuro. E Jônatas precisa desesperadamente estar naquele Exército. E há um lugar para ele, mas ele não consegue deixar a velha ordem, quebrar as ligações familiares e suportar a reprovação dos seus irmãos.
   Jônatas sabe que Davi tem razão, e que a nova ordem, eventualmente, tomará lugar. E, quando for necessário, ele diz sim. Saul quer que Jônatas mate Davi, mas em I Samuel, capítulos 19 e 20, nós vemos Jônatas se opondo ao seu pai e recusando levantar sua mão contra este novo mover do Espírito. Isto enfurece Saul de tal forma que ele se levanta contra Jônatas e o ameaça com uma lança:
Então a  ira  de  Saul se  acendeu contra Jônatas, e  ele  lhe  disse:  Filho de perversa rebeldia! Não sei eu que tens se associado ao filho de Jessé para tua própria confusão, e para a confusão e  vergonha de tua mãe? (1 Samuel 20:30 – Versão de Rotherham)
   Saul prossegue e diz a Jônatas que, enquanto esta nova ordem viver, Jônatas nunca poderá assumir a velha ordem para estabelecê-la. Mas Jônatas se recusa a opor-se a Davi, e Saul joga uma lança contra ele. Apesar disso, ele ainda não deixará Saul. Jônatas sabe que há um espírito mau que aborrece a casa do seu pai, e que não há nenhuma vitória no campo de batalha, mas há fortes amarras naturais que o seguram. 
Se você se sente como Jonatas nesta história, aguardando que Saul mude, sinto lhe dizer mas ele não vai mudar. Deus ama os odres velho mas o vinho novo é para odres novos. O Reino de Deus não pode se manifestar em sua vida enquanto você estiver na casa de Saul. Saia da babilônia e descubra o verdadeiro propósito de Deus para sua vida. Um novo tempo esta chegando e quando a casa de Saul cair nas mãos dos filisteus, não seja você a estar com ele.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o Propósito

Sou Leandro e minha esposa se chama Priscilla. Sonhamos em criar um espaço para compartilhar aquilo que Deus tem nos ministrado nesse tempo. A mesma revelação sei que Ele tem dado a diversos irmãos no mundo inteiro. Este é o tempo do verdadeiro Cristo se manifestar, é tempo de pregar o evangelho do Reino em testemunho. Tempo que o ministério apostólico e profético estão novamente surgindo para edificar uma igreja madura.
Se o seu espírito se agita toda vez que ouve sobre Cultura do Reino e Mentalidade de Governo, seja bem vindo... Deus te escolheu para começar a MUDANÇA!!!

Pesquisar este blog